Submissões
Verificação da submissão
Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.- Ser a monografia absolutamente inédita, especialmente sob o ponto de vista acadêmico, institucional ou curricular, bem como não estar pendente de publicação; é vedada a inscrição de monografias já submetidas para publicação em outros concursos, editoras ou instituições, ainda que pendentes de avaliação naquelas instâncias;
- Serão considerados inéditos os trabalhos oriundos de programas de mestrado e doutorado que tiverem sido disponibilizados em meio eletrônico pela instituição de ensino em virtude de previsão no regulamento do programa de pós-graduação.
- Podem concorrer apenas monografias de autoria individual, vedada qualquer forma de coautoria ou colaboração de outras pessoas.
- Os(as) inscrito(as) poderão concorrer com apenas uma monografia. Cada monografia deve ser inscrita individualmente, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas pelo mesmo procedimento; também é vedada a substituição do arquivo original, após a realização da inscrição.
- O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word, RTF, ou OpenDocument.
- O trabalho deve possuir correspondência com os vetores valorativos institucionais e estatutários do IBCCRIM
- Os trabalhos que envolverem pesquisa empírica devem ter os dados atualizados.
- Não conter qualquer referência, direta ou indireta, que possibilite à Comissão Julgadora identificar o/a concorrente.
- URLs para as referências foram informadas, quando disponíveis.
- O trabalho deverá ter no mínimo 200.000 caracteres com espaço e no máximo 800.000 caracteres com espaço, incluindo caixas de textos, notas de rodapé, notas de fim e eventuais anexos. Os parágrafos devem ser justificados. Como fonte, deve ser empregada Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ter entrelinha 1,5; as margens, superior e inferior, 2,5cm e as laterais 3,0cm. O tamanho do papel deve ser A4. As citações deverão estar em formato autor/data/página no corpo do texto, com referências completas ao final do texto. Caso as citações estejam em outro formato, justificar em nota de rodapé para que a coordenação possa analisar a viabilidade da admissão.
-
As referências devem ser feitas de acordo com a NBR 6023/2018 (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), por exemplo:
"VASCONCELLOS, V. G.. Barganha e Justiça Criminal Negocial: análise das tendências de expansão dos espaços de consenso no processo penal brasileiro. 1. ed. São Paulo: IBCCRIM, 2015.”
- O texto está formatado com linha simples; usa fonte tamanho 12 pontos, adota itálico em vez de sublinhado (exceto para URLs); todas as ilustrações, figuras e tabelas estão incluídas no texto em locais específicos, em vez de estarem no final..
-
Nas referências e/ou bibliografia, contudo, o negrito pode destacar os títulos das obras em vez do itálico. Deve-se optar por um dos dois, negrito ou itálico. Os trabalhos devem ser precedidos por um breve Resumo (15 linhas no máximo), palavras-chaves (5 palavras no máximo) e de um Sumário, do qual devem constar os itens com até 4 dígitos, como no exemplo:
"Sumário: 1. Introdução - 2. Responsabilidade civil ambiental: legislação: 2.1 Normas clássicas; 2.2 Inovações; 2.2.1 Dano ecológico; 2.2.2.1 Responsabilidade civil objetiva...";
- O texto segue as normas bibliográficas e de estilo definida na página Diretrizes para Autores, disponível na página Sobre a editora.
-
Indicação de dois a cinco nomes de pesquisadores na área da Dogmática Penal, Direito Processual Penal e Política Criminal, para compor o nosso corpo de parecerista (Nome completo, e-mail).
Aviso de direito autoral
No ato da inscrição, os/as autores/as das monografias vencedoras desde logo cederão seus direitos patrimoniais de autor/a pelo prazo de 1 (um) ano, a contar da data de publicação, bem como autorizarão o IBCCRIM a reproduzir e publicar, impressa ou digitalmente, sem outros encargos de qualquer natureza, edições e/ou tiragens do texto como Vencedor(a) do 28.º do Concurso de Monografias de Ciências Criminais do IBCCRIM, antecedida por uma apresentação redigida por um ou mais membros da Comissão Organizadora,
§2.º - Ficam os/as autores/as cientes de que o IBCCRIM, sempre a critério de sua Diretoria e por prazo indeterminado, poderá distribuí-la ou disponibilizá-la gratuitamente, sem prejuízo da possível comercialização dos exemplares excedentes, de propriedade do IBCCRIM, com o objetivo de autofinanciamento do concurso.
No prazo de um (01) ano a contar da publicação do trabalho (se a publicação for impressa, o prazo será contado a partir do mês de impressão), o(a) concorrente compromete-se a não editar a monografia vencedora, sem autorização prévia e expressa da Diretoria do IBCCRIM; findo esse prazo, poderá vir a fazê-lo, desde que com a indicação expressa e bem visível de que a obra foi vencedora do 28.º Concurso de Monografias de Ciências Criminais do IBCCRIM.
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail informados neste Concurso de Monografias IBCCRIM serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.